53- As Linguagens do Conhecimento – Osvaldo Novais

Prevenda_do_livro_As_Linguagens_do_Conhe_detp

SINOPSE

Prefácio (Tradução do original em inglês pelo Editor) 

Crianças têm uma imaginação fértil e um maravilhoso senso de curiosidade, o que pode até lhes representar perigo. Imagine que elas pensem que a noite vem das paredes! De alguma forma, sua imaginação e curiosidade vão sendo contidas e controladas. Ao mesmo tempo, suas habilidades linguísticas se desenvolvem, passando da fala infantil para a de um adulto, e ganham conhecimento de outras línguas. 
A maioria de nós nunca realmente considera a matemática como uma linguagem, assim como não imaginamos a música dessa maneira. No entanto, a matemática é a única linguagem que permite transmitir conceitos de uma forma abreviada e quantitativa, que usamos todos os dias em nossas compras, na produção de ternos (medição), no uso do dinheiro (economia), na manutenção do carro (engenharia) e na ciência da computação. Na verdade, a influência da matemática se estende desde coisas simples do cotidiano a cálculos complexos, incluindo conceitos abstratos e filosóficos. 
Como leigo, não sendo cientista ou matemático, tive dificuldades com a matemática. Agora, porém, tenho consciência de como é importante em nossas vidas. Por perceber essa importância fiz esforço para compreender a linguagem da matemática, que tem evoluído ao longo do tempo para dar conta de determinadas necessidades, por exemplo calcular os ciclos da Lua e do Sol para as estações do ano, calcular os ângulos para edifícios, e desenvolver armamentos e novos diagnósticos e tratamentos de saúde. 
Compreender matemática vale a pena, mesmo que seja apenas para perceber sua importância em nosso cotidiano, desde cálculos simples até a filosofia. 
Neste livro, o professor Osvaldo Novais torna o assunto compreensível em linguagem clara para o leigo entender. 

Aproveite a leitura! 

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: