73- As Origens do Homem Explicadas Para Crianças – Pascal Picq

1197812-250x250

SINOPSE

Saber de onde viemos para assumir conscientemente nossos destinos, eis o ponto de chegada desta obra, escrita por Pascal Picq em homenagem a Charles Darwin.

Em forma de diálogo com uma criança, em linguagem simples e acessível, este livro reconstitui a história da evolução como se desenrolasse uma linha do tempo. Não se trata, porém, de um relato linear.

O autor deslinda as diferenças e semelhanças biológicas e de comportamento entre as várias espécies, com ênfase nos grandes macacos, ou hominídeos, linhagem à qual pertence o homem, ao lado do chimpanzé e gorila. Mostra como as espécies emergiram e continuaram evoluindo ou extinguiram-se ao longo de uma trajetória iniciada há dezenas de milhões de anos. E como, em meio a essa diversidade, surgiu, na África, o Homo ergaster, considerado o primeiro ancestral do Homo sapiens, que se espalharia por todo o planeta, inclusive em rota de colisão com espécies derivadas do mesmo tronco.

Um dos trechos mais interessantes da obra refere-se à convivência de milhares de anos do Homo sapiens, que se desenvolveu na África, com uma dessas espécies, o Neandertal, que evoluiu na Europa glacial e tinha pele clara, cabelos ruivos e, provavelmente, olhos azuis.

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: