Critérios de seleção dos blogs

Quais são os critérios usados para selecionar os blogs do ABC?

Por Osame Kinouchi

Por definição, a blogosfera científica é uma comunidade, e o objetivo do portal não é “patrulhar” a mesma, mas sim dar um acesso aos leitores, de forma concentrada em listas de links, para blogs científicos, quer sejam populares, quer sejam pouco conhecidos. Entretanto, é claro que a questão da qualidade dos blogs permanece pois ser incluído no portal implica pelo menos em um aval do Laboratório de Divulgação Científica e Cientometria (LDCC-FFCLRP-USP).

Por outro lado, como poderíamos definir se um blog é científico, se não é possível definir ou demarcar (rigorosamente) o que é Ciência?

É de comum acordo que blogs específicos sobre pseudociências (entendidas como práticas ou teorias que se dizem fundamentadas cientificamente mas que não são avalizadas pela comunidade científica) e paraciências (entendidas como práticas ou teorias que não afirmam serem fundamentadas cientificamente) não são o objeto primordial do portal (lembrar a letra C do ABC).

Assim, existe uma seleção, porém não é uma triagem fina mas sim uma triagem grossa. Por exemplo, eu imagino que muitos psicanalistas se sentiriam desconfortáveis caso fossem chamados de “cientistas” (embora Freud talvez não), pois afinal hoje a Psicanálise é tida mais como uma disciplina de humanidades, com grande viés subjetivo e filosófico. Sendo assim, caso um blogueiro psicanalista como o Rogério Silva, do blog Freud Explica e participante da Roda da Ciência, queira se inscrever no Portal, em que classe do ABC ele poderia ser incluído? Mente e Cérebro? Ciências Sociais e Humanidades? Literatura?

Por outro lado, por vezes aparecem posts tão fracos (do ponto de vista científico – ou seja, cheios de falácias e pensamento ideológico) em blogs “céticos” ou de “ateísmo militante”, os quais pretendem “defender a Ciência”, que uma filtragem estrita em termos de qualidade também poderia afetá-los.

Talvez a questão central seria pensar em que sentido a Blogosfera pode realmente divulgar ciência ou cultura científica. Será que não seria melhor dizer que o que a Blogosfera Científica faz é uma “conversação sobre ciência”, como o Science Blogs da SEED afirma? Ou seja, assim como a USP não avaliza nossas conversas sobre ciência e filosofia na cantina do departamento de Física, mas apenas avaliza (minimamente) os seus professores contratados, assim também o portal ABC não avaliza posts individuais mas apenas, em termos gerais, o blogueiro (ou blog) científico pertencente ao ABC. Quem vai dar realmente o selo de qualidade de cada blog são os leitores e blogueiros (seus pares), com avaliações em forma de críticas, comentários, prêmios (como o Prêmio ABC, por exemplo), seleção para condomínios de blogs específicos etc.

Assim, nossos critérios grossos de validação são:

1. O blog não se dedica a divulgar teorias de conspiração e nem assume uma posição de confrontação com a comunidade científica (ou seja, não afirma que a Ciência não aceita os tópicos ali discutidos pelo fato de existir uma conspiração mundial de cientistas para abafar o assunto e enganar o público). Por exemplo, blogs sobre Criacionismo Bíblico, UFOlogia Mística ou que defendam que os astronautas da Apollo XI não pisaram na Lua tem marcadamente este caráter conspiratório e não são elegíveis para o ABC.

2. Uma fração substancial dos posts do blog tem a ver com disciplinas científicas ou com a vivência de uma carreira científica.

Critérios adicionais mas não necessários são:

3. O blog manteve uma postagem contínua de mais de seis meses.

4. O blog é reconhecido por ampla parcela da blogosfera científica (já formada) como sendo um novo blog científico.

Observação importante: Não é necessário que o blog ainda esteja ativo. O conteudo de posts científicos em geral se mantém atual por bom tempo, de modo que mesmo um blog “morto” pode ser bastante útil para os leitores.

O objetivo de um portal de blogs científicos poderia ser patrocinar um elenco selecionado de blogs científicos strictu sensu. Ou talvez apenas blogs educacionais e pedagógicos, que não envolvam colunismo ou especulação cientifica. Talvez outros portais o façam, mas no presente estágio, o objetivo do ABC é outro: um mapeamento extensivo da blogosfera científica latu senso, um banco de links (“resumo bibliográfico de blogs”) que possa servir como conjunto de dados iniciais para pesquisas mais aprofundadas sobre a blogosfera científica (já existem duas teses de doutorado – uma na UNICAMP e outra na UFRGS – que usaram o banco de links do ABC), uma facilitação de acesso visando catalizar sua expansão, pois acreditamos que a qualidade dos blogs de ciência vai emergir da quantidade de pessoas envolvidas com a blogosfera científica.

  1. Como faço para entrar em contato com vocês e divulgar o meu blog?
    Abraços

    • Oi, mande-nos o link do seu blog, bem como as informaçãoes:
      data da primeira postagem, sexo e nivel educacional do blogueiro, estado onde mora o blogueiro.
      Você pode mandar essas informações para okinouchi@gmail.com

      Osame

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: